Como chegar a Arraial d’Ajuda

De avião

O aeroporto mais próximo de Arraial d’Ajuda é o aeroporto de Porto Seguro, município do distrito de Arraial. Em Porto Seguro é necessário pegar um taxi para chegar até a balsa e optar entre atravessar a balsa no táxi e seguir até o destino ou atravessar a balsa sem carro e já em Arraial pegar outro taxi, van ou ônibus. Existe ainda a opção de não pegar a balsa e fazer o trecho todo por terra. A distancia por terra é de aproximadamente 60 km enquanto de balsa são apenas 5 km.

De carro

Vindo do Norte ou do Sul pela BR-101 até Eunápolis e depois pegar a BA-367 em direção a Porto Seguro. Em seguida pegar a balsa em Porto Seguro para veículos no centro da cidade. Outra sugestão é, ainda na BA-367, pegar a BA-001 em direção a Trancoso.

De ônibus

A viação São Geraldo ; Gontijo (http://www.gontijo.com.br/ 0800-728-0044) tem carros partindo dos estados do  Rio, Minas, São Paulo, Bahia e Espírito Santo. Em Porto Seguro na rodoviária encontramos táxis e ônibus urbanos para as balsas. Do outro lado do rio, táxis, vans e ônibus que levam até o centro de Arraial d´Ajuda.

A travessia dura cerca de 10 minutos e as balsas funcionam 24 horas, havendo balsa somente para pedestre também, saindo de 30 min em 30 min.

Circulando em Arraial d’Ajuda

Dá para caminhar a pé pela vila e pelas praias. Contudo, quem planeja passear nas redondezas de Arraial, como Trancoso, Caraíva etc necessitará de um carro. Para quem vier sem carro existem várias locadoras de carros, motos, buggys e até quadriciclos.